"O instinto social do Homem não se baseia no amor á sociedade mas sim no medo á solidão"
Li algures esta frase, não sei quem a disse mas penso de igual maneira!
Se as pessoas se unissem por amor, em vez de ser por medo a estarem ou ficarem sozinhas, cada ser humano, seria muito melhor, por consequência, a sociedade melhoraria.
Quem tem medo de se enfrentar, nunca se irá conhecer, como tal nunca ira descobrir o potencial que tem dentro de si, para modificar a vida!
Uma das maximas de Socrates (o Filosofo http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates e não o politico), foi: "Conhece-te a ti mesmo"
Não deveriamos estar com alguem porque temos medo de enfrentar a vida por nós mesmas. A sociedade é constituída por cada um de nós, cada um deverá melhorar o conhecimento de si próprio. Depois de te amares, poderás amar outro.
Ninguem tem o direito de utilizar o seu poder, ou de outros, para fazer mal a outra pesoa.
Ninguem tem o direito de impedir a felicidade de outra pessoa por medo á solidão.
Ninguem tem o direito de utilizar o interesse material e sobrepô-lo ao interesse sentimental, por medo a ficar só!
"Não há pior solidão do que aquela que sentimos quando estamos com outro a nosso lado..."
Caminha por ti, pelo teu pé e todos os dias sorrirás, "conhece-te a ti mesmo" e descobrirás outro mundo
De Espanto a 14 de Julho de 2007 às 00:44
Boa Noite!
Grande verdade que dizes, quando não nos conhecemos a nós mesmos como poderemos conhecer e entender os outros?
Quando não nos amarmos como poderemos amar alguém?
Ficar com alguém por medo de estar só? Lá diz o velho ditado " Mais vale só do que mal acompanhado."
Um beijinho
De
Infiel a 14 de Julho de 2007 às 09:40
Bom dia Espanto
Ha muita gente que gostaria de mudar o mundo, mas se começassem por se mudar a si mesmos, primeiro.....
Não entendo as pessoas, criticam, tentam suicidio, matam, enganam, mentem, roubam e não largam a presa, por medo a se enfrentarem e estarem sós, por medo a elas mesmas....
Um abraço
De
sextrip a 14 de Julho de 2007 às 13:25
« "Não há pior solidão do que aquela que sentimos quando estamos com outro a nosso lado..." »
a pior verdadeira solidão - destrói-nos por dentro até um ponto em que dificilmente recuperamos (ou não recuperamos mesmo).
beijos
De
Infiel a 15 de Julho de 2007 às 02:24
Viver com uma pessoa que não nos faz sentir vivos,,, é morrer lentamente, a pior solidão que se pode sentir.
Querer conversar, tocar e ao nosso lado está alguem que não nos ouve, não nos olha, não nos toca ... é terrivel! E tens razão, destroi muita coisa dentro de nós mesmos, é uma luta imensa recuperar psiclologicamente.
Quando estamos, verdadeiramente sós, a solidão não pesa rigorosamente nada!!!!
De
oamante a 17 de Julho de 2007 às 10:18
O autoconhecimento socratiano é algo difícil de alcançar e não sei se uma vez alcançado se consegue manter: uma pessoa que utilize a introspecção sabe que a vida evolui constantemente e nós também. Daí o processo de conhecimento ter de ser contínuo.
O autoconhecimento só por si não garante uma vida melhor, pois se não for acompanhado pela ideia de Bem, não teremos uma boa pessoa.
Os princípios éticos é que criam uma melhor sociedade e se cada indivíduo de conhecer a si mesmo, melhor ainda!
Nos dias de hoje, quem pratica o autoconhecimento entra numa espécie de solidão: torna-se geralmente humilde e altruísta. Na nossa sociedade, isto corresponde a um tanso, a não ser que seja alguém com um posto especial: económico ou autoridade científica. Aí, sim, é visto como um sábio.
Já o próprio Fernando Pessoa escrevia que o conhecimento provoca a dor da solidão.
Mas Sócrates não teria chegado já a essa conclusão ao anunciar, após o «só sei que nada sei» o «quanto mais conheço os homens, mais gosto dos animais»?
Não são os sábios sempre imaginados como pessoas isoladas?
A moral desta história não seria uma máxima de vida: pensa se quiseres isolar-te feliz, ou então, vive sem pensar e finge ser feliz?
De
Infiel a 18 de Julho de 2007 às 02:06
Boa noite Oamante
Segui o teu raciocinio e concordo, relativo também aos principios éticos e á continuidade do conhecimento, "nada se perde, tudo se tranforma"
Esta foi a frase que me fez pensar:"pensa se quiseres isolar-te feliz, ou então, vive sem pensar e finge ser feliz?"
Relativo á primeira oração, tem um fundamento muito forte, a solidão é pesada mas se descobrirmos a companhia dentro de nós, deixamos de sentir esse peso. Tudo o que necessitamos está mesmo dentro de nós. Nós temos o poder de escolher como nos queremos sentir!
Deduzo que a segunda oração e o sinónimo de viver, será partilhar a vida com outra pessoa, como tal, terei oportunidade de partilhar a minha vida mas... não a minha felicidade e, até corro o risco de deixar de sentir essa felicidade.
Foi assim que interpretei a tua frase.
Penso que é uma maneira pessimista (ou realista, se tomarmos em consideração estatisticas de divorcio e solidão dentro de um casamento) de ver a partilha da vida. Nós deviamos conhecermo-nos melhor e sentirmo-nos até mais felizes ao partilhar a vida com outro ser.
Mas acredito que para isso ambos devem estar no mesmo nivel de conhecimento e de desenvolvimento. E dentro dessa partilha haver momentos de solidão. respeitar o outro e a suas necessidades individuais. Somente quando estamos sós, consigimos escutar o nosso eu. Quando estamos acompanhados passamos a dar mais atençao ao eu do outro.
Podia continuar a dissertação mas, termino dizendo, eu sou feliz e sei que poderei fazer alguem feliz, desde que esse alguem tambem esteja disposto a ser feliz e a fazer-me sentir feliz. Investir numa relação é algo muito complicado mas, sempre depende dos dois
Obrigado pelo comentario e aparece sempre que desejes.
Comentar post